Como Tratar, Controlar e Reverter a Diabetes
A diabetes mellitus é uma doença causada pelo excesso de glicose no sangue, sendo dividida em dois tipos: de caráter genético, chamada de tipo 1, e a adquirida ao longo da vida, muitas vezes pelos maus hábitos de alimentação e sedentarismo, chamada de tipo 2.
Como grande parte das doenças, o corpo dá sinais de que algo não vai bem. Saber ficar atento a esses sintomas da diabetes é fundamental para buscar tratamento o mais cedo possível e, assim, manter a diabetes controlada.
Quais os Sintomas da Diabetes?
– Sintomas da Diabetes Tipo 1:
Um dos sintomas da diabetes tipo 1 é a necessidade de urinar várias vezes diariamente: caso sinta-se vontade de ir ao banheiro com mais frequência e sem nenhuma explicação aparente, pode ser um sinal de alteração nas taxas de açúcar. A sede e a fome constantes também são sintomas.
Outro sintoma da diabetes tipo 1 é o emagrecimento, inclusive em casos onde a pessoa sente muita fome, ou seja: a pessoa sente fome, come bem, mas emagrece, o que configura um sinal de alerta, assim como mudanças de humor, nervosismo, fadiga e fraqueza.
O estômago também é uma parte afetada no caso de diabetes: náuseas e vômitos, sem nenhuma explicação aparente, podem ser indicativos de que há um problema com as taxas de açúcar. Os sintomas característicos da diabetes tipo 1 aparecem de forma bastante rápida.
Deve-se ficar atento à cetoacidose diabética, uma complicação da diabetes tipo 1 que, em alguns casos, pode ser um primeiro sintoma, pela pessoa não saber que é diabética. Na cetoacidose as células não recebem energia, por causa da falta de insulina, e começam a queimar gordura. Porém, a energia obtida é insuficiente e gera muitos ácidos.
Os sintomas são hálito frutado, cetonas na urina, dificuldade respiratória, náuseas, vômitos, dor abdominal, e confusão mental. Deve-se tomar cuidado, pois a cetoacidose pode levar ao coma e à morte. Ao menor sinal, deve-se procurar um médico especialista em diabetes.
– Sintomas da Diabetes Tipo 2:
Já os sintomas da diabetes tipo 2, também chamada de diabetes adquirida, incluem a ocorrência de infecções constantes, como de pele, de rins e de bexiga (infecção urinária). Caso haja recorrência do quadro de infecção, vale a pena investigar se a causa não é a diabetes.
Nesse cenário, é comum ocorrer algumas doenças como candidíase, tanto no homem quanto na mulher, que é um tipo de infecção provocada pelo fungo Candida albicans que costuma ocorrer geralmente na língua, boca, vagina ou no pênis. Outra condição que pode ocorrer é a acontose nigricans, uma doença de pele relativamente rara que provoca manhas (pele escurecida), deixa a pele espessa e rugosa e costuma atingir o pescoço, as axilas e virilhas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQp3JxF0hyphenhyphen9a9F04bd4Hv6txidbXxceDaK_UlTnoc577P0QfGCwlO6lh8RxU10euVrGpXd_kg2Zsfces-m_uzu2us6s66lvlH1mZbEXV3FxThodGy4s_Cj-gAky2WZj6X7kbKUYvPsy1M/s640/DG4.jpg)
Algumas dicas para ajudar a controlar a diabetes, mantendo os valores inferiores a 130 mg/dl em jejum e inferiores a 180 mg/dl após as refeições, podem ser:
- Registrar em um papel os valores de açúcar no sangue antes e após cada refeição;
- Comer pouca quantidade de doces e sempre após uma refeição, fazendo uma caminhada em seguida;
- Não comer fruta isoladamente, mas sim acompanhada com outro alimento, como iogurte;
- Fazer caminhadas após as refeições;
- Não ficar mais de 3 horas sem comer.
Essas dicas são formas simples de controlar a diabetes tipo 1, tipo 2 e até a diabetes gestacional, evitando que o açúcar baixe muito provocando hipoglicemia ou que aumente muito provocando hiperglicemia.
- SAIBAM MAIS CLICANDO NA MENSAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário